30 de maio de 2011

A História das Coisas...


Aqui estão dois videos bem esclarecedores. Mostram a história dos objetos , desde sua produção até o descarte, e revela quais são as verdadeiras vítimas do sistema de produção linear oferecendo alternativas para mudar o paradígma consumista atual.

Parte 1





Parte 2



Digital Handcraft



 
Um documentário sobre a cadeia global de produção de computadores chamado Digital Handcraft (artesanato digital).

 

"Digital Handcraft" (artesanato digital) é um filme educacional que retrata o processo de produção de hardware de informática. Ele mostra a organização da produção em cadeias internacionais de valor e investiga as condições de vida e trabalho de milhões de trabalhadorxs migrantes nas indústrias chinesas que fabricam o hardware para a produção imaterial do século 21. Esse filme observa o outro lado da produção globalizada de computadores, que não combina com a imagem 'limpa' (clean) que a indústria geralmente exibe. Entrevistando tanto ativistas quanto trabalhadorxs, o filme investiga a situação atual, bem como possibilidades futuras para melhorar sua situação. Além disso, o filme atenta para questões de envio ilegal de pedaços inúteis de computadores desde a Alemanha para países em desenvolvimento.

Um filme de Alexandra Weltz / PC Global / WEED


Alguns já estão tomando atitude ...



Pessoas do Brasil inteiro, já estão agindo a respeito da coleta...
... E você, vai ficar de fora ?
·         Em maceió, recolhem em sua residência ou estabelecimento todo material de lixo eletrônico ou digital sem custo algum. São eles:
·         Computadores de todos os tipos e modelos, operacionais ou não, completos ou imcompletos e seus componentes como: Processadores; o HD; o Fonte; o Placas em geral; o Gabinetes; o Drives; o Etc. 
·         Placas Eletrônicas de computadores, centrais telefônicas, celulares, automotivas e aparelhos eletrônicos;
·         Drives de computadores.
·         Ímã (Branco).
·         Aparelhos Celulares. 

Telefone para contato: (82)9106-2818 (82)9648-7044
Email:jadiel.jl@hotmail.com

·         Em são paulo, Coletam qualquer tipo de material eletro eletrônico e emitem Certificado de Destinação Ambiental.
·         Entre em contato para qualquer dúvida. Atendimento no horário comercial.
·         Telefones: (18)3406-2961 ou (18)8100-6788
·         Email:franciscoaltimari@hotmail.com
·         Site: www.ascom.org.br
·         Alexandre Leite 
·         Fone: 2059-5291 ou 6771-5574
·         GRS-IFORMATICA
·         TEL (11)3331-1905
·         ROBERTO
·         HEQUIPEL
·          Heitorhequipel@hotmail.com
·         Heitor Pinto da Luz
·         (11) 8832-7282 (11) 7750-8464
·         Em CURITIBA-PR, Todos os processos realizados, tanto como o serviço de destruição do lixo eletrônico, estão de acordo com a legislação ambiental. Nenhuma substância não-aproveitada pela empresa retorna à natureza. 
·         Lixo eletrônico- cpus, HD, drives, impressoras, monitores, celulares, no-breaks, centrais de telefonia, cabos de rede, cabos de força e todo o tipo de sucata de equipamentos de telecomunicação e de informática. 
·         Placas de circuito impresso e seus componentes eletrônicos placa mãe, placa de vídeo, fax-modem, rede, som, placas de rastreadores, de automação, de telefonia em geral. 
·         Centrais telefônicas centrais telefônicas analógicas em desuso. 
·         Proteção a marca e tecnologia todo material passa pelo processo de desmonte e separação de materiais (ferro, plástico, placas, etc.), onde depois é descaracterizado.

·         Heber Costa Mendes PARCS Manufatura Reversa | Fone .: (41) 3027-2289 | (41) 8810-7400
·         E-mail:heber@parcs.com.br | www .parcs.com.br | 
·         EM SALVADOR, Recolhem hds, placas maes, placas video, placa rede e etc, mouse e teclado.
·         Cel (71)8707-2491 
·         Email: vivoze@bol.com.br

Entre outros demais lugares que você pode procurar clicando aqui

26 de maio de 2011

A Iniciativa ao TI Verde




Todo tipo de equipamentos que perderam a utilidade para seus donos. No galpão, na USP, a Universidade de São Paulo, esse material que poderia virar lixo eletrônico ganha novos usos, evitando que metais pesados e mesmo metais preciosos sejam jogados em aterros sanitários, contaminando o meio-ambiente.

Na primeira fase do projeto, essa estação só recebia o lixo eletrônico gerado pela própria USP.
Quem quiser entregar seus equipamentos usados para reciclagem precisar agendar um horário.
Uma vez aqui, o material passa por uma triagem para avaliação. É nesta fase que é dado o veredito final: vira sucata ou não?!
Se não houver mais salvação, o equipamento é inteirinho desmontado, separado por tipo de material e, por fim, encaminhado para a reciclagem.

"É uma iniciativa da diretoria da escola Politécnica, montar um museu que possa trazer um pouco da história da computação e da telefonia", finaliza.

E então, tem algum equipamento velhinho em casa e não sabe o que fazer?!
Agende a entrega do seu lixo eletrônico por meio do Help Desk, pelos telefones: (11) 3091-6454, 3091-6455 ou 3091-6456.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00 ou pelo e-mail consulta@usp.br.

Lei do lixo as empresas

A nova lei nacional de reciclagem promete provocar mudanças significativas no comportamento da população e das empresas em relação ao lixo produzido no país. Sancionada nesta segunda-feira, 2/08, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, a Política Nacional de Resíduos Sólidos obrigará as empresas produtoras a recolher os produtos descartados (incluindo o lixo eletrônico), proíbe os lixões, estabelece que as embalagens sejam fabricadas com materiais recicláveis e que a União, Estados e munícipios elaborem estratégias para o tratamento do lixo, com metas e programas de reciclagem. 

De acordo com a Abetre (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos), a nova lei proposta pelo Ministério do Meio Ambiente exigirá investimentos de pelo menos R$ 6,1 bilhões nos próximos quatro anos para a implantação e manutenção das iniciativas previstas no plano.

Discutida há 20 anos pelo Congresso Nacional antes de chegar ao Executivo, a lei ainda distingue os resíduos (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) dos rejeitos (o que não é passível de reaproveitamento) e prevê a destinação adequada dos eletroeletrônicos como baterias de celulares, computadores, entre outros.

PS.: Só assim as empesas por bem ou por mal, ficam cientes de que devem ajudar no processo de reciclagem... não é ??

Para ver a fonte de pesquisa clique aqui.

24 de maio de 2011

Entendendo sobre TI VERDE



No termo geral, Ti Verde define-se como Tecnologia da Informação + Ambiente. Na qual pratica a sustentabilidade de produção, gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos.
Classificando de outra maneira.


A TI Verde tem como intuito disponibilizar a utilização dos recursos computacionais de forma consciente, proporcionando a preservação ambiental e a redução de gastos na infraestrutura de TI. Este trabalho tem o objetivo de apresentar as motivações que nortearam este tema, indicar tecnologias, ideais e comportamentos que possibilitam economia no consumo de energia tanto nas organizações, quanto nas residências, e também, mostrar  regulamentações existentes e as iniciativas das grandes organizações.

  • Causas Prejudiciais

Atualmente palavras como, aquecimento global, poluição, desmatamento, tsunamis, tornados, estão se tornando termos normais do nosso linguajar. 


Estamos passando por  problemas que a décadas atrás eram tachados como improváveis.
Isto se deu graças a uma sociedade orientada ao consumo e a falta de preocupação com me-
io ambiente. Uma das áreas que mais agride a natureza é a de tecnologia, devido ao aumento  do consumo de energia e a rápida atualização de seus produtos, fazendo com que em menos de um ano produtos se tornem ultrapassados, tornando­-se sucatas.
Esta situação faz com que os gestores de tecnologia se preocupem e comecem a tomar algumas providências para reduzir os impactos ambientais e, a partir destas iniciativas, surgiu o  termo TI Verde.

... com 147 executivos mostrou as principais  razões que motivam os profissionais a lançarem iniciativas verdes:

- 74% justificam que é  devido à consciência ambiental;
- 73% à redução de gastos;
- 64% vêem o favorecimento  da   imagem  da   empresa;
- 25%   por   determinações   legais;
- 14%   a   pressão   dos  acionistas e da opinião pública.

Conclusão: O fato da redução de gastos está como o segundo motivo  mais importante da TI Verde. Pois dados comprovam que os datacenters são grandes  consumidores de energia, sendo responsáveis por quase 1% da energia consumida no  planeta e metade desta é gasta na refrigeração dos servidores, sem contar que calculado  o desperdício de energia possa chegar a 60%, isto faz com que gastos de energia possam  chegar a 50% dos orçamentos de tecnologia de uma grande empresa.

Estas informações confirmam a necessidade de se alinhar  às ideias defendidas  pela TI Verde, pois estas não possuem lados negativos, tanto as organizações, quanto o  ambiente saem ganhando.